Logotipo Gulin

  • TRABALHO EM ANDAIME SUSPENSO

 
 Veja também o vídeo: "TRABALHO ANDAIME SUSPENSO"
 
IMPORTANTE ESCLARECIMENTO AO SETOR DE SEGURANÇA:
 
O MTE, através da Portaria n° 1113 de 21/09/16, alterou o item 5 da NR-35 e impôs sérias condições impeditivas de Trabalho em Andaimes Suspensos, usando o sistema de proteção mostrado na imagem abaixo: 

A nova redação do item 5 da NR-35 tem 3 exigências que inviabilizam o sistema de proteção utilizado na imagem acima, vejamos: 
 
Item 5.2: O Sistema de Proteção contra queda deve ser adequado à tarefa a ser executada.
Item 5.10: O travaqueda deslizante guiado, deve atender às recomendações do fabricante, em particular obedecer o comprimento máximo do extensor especificado.
Item 5.11: O talabarte não pode ser utilizado conectado a outro talabarte, elemento de ligação ou extensor do travaqueda com nós ou laços.
 
Efetuando uma Análise de Risco do Sistema de Proteção utilizado na imagem acima temos:
- Na imagem acima, constata-se que para viabilizar a execução dos serviços, ou seja, para dar liberdade de movimentação aos trabalhadores, os comprimentos originais dos extensores dos travaquedas foram aumentados, contrariando o novo item 5.10;
- Observamos também que os talabartes foram conectados aos extensores dos travaquedas deslizantes, desobedecendo o item 5.11.
Conclui-se que para efetuar o trabalho em andaime suspenso utilizando travaquedas deslizantes torna-se obrigatório o descumprimento dos itens 5.10 e 5.11 da NR-35, desta forma, podemos afirmar que o uso do Travaqueda Deslizante não é adequado ao trabalho em Andaime Suspenso, ou seja, seu uso desobedece também o item 5.2.

 

Para possibilitar maior mobilidade ao trabalhador para acessar a fachada e/ou material no piso do andaime de forma segura e adequada, desenvolvemos e patenteamos (102012/024299-0) o Sistema 2G Gulin para trabalho em andaimes suspensos que atende integralmente às exigências do novo item 5 da NR-35.

 

 

Para visualizar este vídeo é necessário ter o javascript ativado, considere atualizar seu navegador para um que possau suporte a videos em HTML 5

Alameda Glete, 788 − São Paulo − SP (Próximo ao metrô − estação Santa Cecília) − Fone: 11 3335−5050